Pular para o conteúdo

Serra da Cantareira

No último sábado (03/04) pegamos a motoca e fomos conhecer alguns pontos da Serra da Cantareira.

O primeiro local foi a ponte da divisa entre Mairiporã e Franco da Rocha, uma represa enorme onde é possível pescar e observar a natureza.

Então seguimos para a primeira barragem do sistema Cantareira “Paiva Castro” essa barragem foi construida em 1966, pelo governo de São Paulo que estava preocupado com o crescimento demográfico da cidade de São Paulo. De um lado da barragem você consegue observar a represa e ao entorno dela é possível relaxar e entrar na água, neste dia não conseguirmos fazer isso pois essa atividade estava proibida devido a fase roxa. Do outro lado da barragem você consegue observar um trechinho do Rio Juqueri.

Passamos pela Escola Superior de Bombeiros (ESB), que atualmente é a maior escola de bombeiros da América Latina, de lá é possível observar o tamanho da escola e também os prédios que são utilizados para os treinamentos, são dois “esqueletos” enormes. De acordo com o site do governo do estado de São Paulo a instituição é referência nacional e internacional, tem uma área territorial de 110 hectares e 57.000m² de área construída, de fato o lugar é enorme.

Depois fomos para a barragem “Sete Quedas” em Mairiporã, que também é conhecida como Cascatinha, essa barragem foi construida com o objetivo de servir de degrau para que as águas pudessem vencer o desnível do terreno. Quando você está lá de um lado é uma paz com um lago aparentemente calmo e tranquilo e do outro lado da rua tem a queda ensurdesedora das águas. É muito gostoso ver as águas caindo e ouvir o barulho de suas quedas. Na parte de baixo tem uma passarela onde é possível ver a queda de baixa para cima, não fomos nessa passarela, mas é possível atravessa-la.

Fizemos um vídeo mostrando o nosso passeio, esperamos que aproveitem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram