Pular para o conteúdo

Parque da Juventude

Olá mundo, tudo bem?

Como sabem estamos aproveitando esse tempo em São Paulo para conhecermos os parques da cidade. E nossa última aventura foi no Parque da Juventude, que está localizado no bairro do Carandiru na zona Norte da Capital. Você consegue chegar no parque através de ônibus, metrô (linha azul) e veículo próprio, pois o parque conta com estacionamento gratuito e supervisionado no local, entrada pela avenida Zacki Narch.

Além da localização privilegiada o parque também conta com uma biblioteca, uma ETEC e com um posto do Acessa SP, os dois últimos eu acredito que estejam sem atendimento pois o prédio estava parecendo abandonado, mas a biblioteca estava funcionando (em um domingo!).

Uma das principais curiosidade do parque é sua história, pois ele fica localizado onde era o complexo Penitenciário Carandiru, o complexo foi desativado e demolido e no seu lugar foi criado um dos parque mais visitados da Zona Norte. O engraçado é que precisamos nos esforçar muito para lembrarmos de como era antes do parque.
Ao lado do parque da Juventude ainda encontra-se a penitencária feminina e também o museu penitenciário.

Mas chega de falar sobre o passado e vamos falar do presente, o parque tem várias entradas, nós costumamos entrar pela Avenida Zacki Narch, onde fica o estacionamento mas para quem vai de metrô a entrada mais próxima é da Avenida Cruzeiro do Sul.
Entrando pela Zachi Narch, você olhando para o parque encontrará do lado esquerdo o Museu Penitenciário Paulista e do lado direito você verá a Penitenciária Feminina (que ainda está ativa). Na frente do parque você verá algumas barraquinhas vendendo pipoca, hamburguer, coco verde e outras coisinhas. Ao entrar, você terá acesso a diversas quadras (poliesportiva, vôlei, basquete, futebol e tênis), pista de skate, equipamentos para ginástica e uma pista para caminhadas.

O parque conta uma área verde bem ampla, com jardins, alamedas e bosques. E no meio dessa área verde você encontrará uma passarela conservada do antigo presidio, onde é possível subir e observar o parque de cima. Ao andar pelos bosques você também encontra algumas estruturas do que o parque foi no passado. Além de tudo isso, o parque também conta com uma boa infraestrutura com banheiros limpos, playground e uma área para seu cachorro com a apoio da empesa Petz.

Se você, assim como nós, gosta de conhecer parques e lugares diferentes, não deixe de conhecer o PJ como é chamado carinhosamente por algumas pessoas. O parque é um ótimo local para praticar atividades fisicas ou fazer um piquenique. Dependendo do dia que você for, poderá combinar a visita com o Museu Penitenciário Paulista (que fica ao lado) ou com o Shopping Center Norte, que fica a 1km de distância (15 minutos de caminhada).

Esperamos que tenham gostado e que se programem para conhecer esse parque. Fizemos um vídeo, onde mostramos um pouco sobre o parque. Aproveitem!

Beijos,
Aline e Jetro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram