Pular para o conteúdo

Salesópolis

No último final de semana realizamos uma viagem em família com destino a Salesópolis, fomos em 9 adultos e uma criança de 9 anos. Quando se tem uma família divertida a viagem em si já fica divertida independente do destino.

Saímos de São Paulo (zona norte) no período da manhã às 7h e chegamos na cidade em torno das 9h30, o caminho até a cidade é bem tranquilo, pegamos a Rodovia Airton Senna depois Rodovia Carvalho Pinto e saímos na entrada 83 A, então caímos na Rodovia Manoel L de Souza (SP077), uma estrada com uma vista bem bonita, cheia de  curvas e que passa pela cidade Santa Branca e então Salesópolis. O trajeto total até a cidade foi de aproximadamente 104km.

Parque Municipal Pinheirinho

Ao chegar na cidade, seguimos direto para a primeira atração Parque Municipal Pinheirinho, são aproximadamente 1,5km de ruas asfaltadas e mais 10km de estrada de terra (25 minutos). A estrada é um pouco difícil pois tem muitos buracos e bolsões de areia, estávamos com 2 carros comuns e 2 scooters (NMax e Lindy), dificulta um pouco o trajeto, mas conseguimos ir tranquilamente.

Ao chegar no Parque Municipal Pinheirinho, nos deparamos com uma represa linda, com a temperatura da água deliciosamente gostosa e com muitas sombras das árvores. Ao longo da estrada de terra existem vários pontos que você pode parar para tirar lindas fotos e muitas entradas onde você pode seguir para escolher o local onde gostaria de ficar acampado, nós resolvemos parar em 10km, mas você pode parar antes ou depois.

Neste parque é possível fazer camping selvagem, muitas pessoas fazem ou só passam o dia. Nós optamos em passar a manhã de sábado e depois voltamos para a cidade e seguimos para o restaurante Casarão Senzala.

Restaurante Casarão Senzala

O restaurante Casarão Senzala é bem conhecido na cidade pois conta com um museu que é feito de taipa de Pilão e Pau a Pique e na época da escravidão foi um local onde ocorriam compra e venda de escravos. Dentro do museu você pode ver diversos itens da antiguidade. Eu senti bastante falta de placas contando a história do local ou explicando o que eram e para que serviam cada utensilio. Em contrapartida, pudemos visitar esse local histórico e não pagamos nada, o local estava aberto para visitação gratuita.

O restaurante só é aberto aos domingos, valor R$ 45,00 por pessoa e crianças até 10 anos pagam metade do valor. Self-service a vontade e com música ao vivo.

Como fomos no sábado o restaurante não estava funcionando então optamos em almoçar na cidade.

Parque Estadual da Nascente do Rio Tietê

Após o almoço fomos conhecer a nascente do Rio Tietê, para chegar até o parque estadual da Nascente são mais ou menos 17km, desses quilômetros quase 6km são também de estrada de terra, com muitos buracos.

O valor para entrar no parque é de R$ 6,00 por pessoa e devido a pandemia o parque está fechando as 16h. Ao chegar no parque vimos a nascente do rio Tiete e pudemos beber de sua água, um guia nos mostrou os locais de onde começam a nascente e a trajetória do rio e fizemos uma das trilhas, optamos em fazer uma bem pequena pois no nosso grupo tinha uma criança e uma grávida. Mas no parque tem mais opções de trilhas para quem gosta de estar na natureza é uma ótima opção.

Conhecer a nascente do Rio Tietê e principalmente poder beber água do rio foi bem interessante, o parque é bem estruturado e as pessoas que trabalham lá foram bem atenciosas.

Acampamento

Após conhecer a nascente fomos para o camping, na cidade tem muitas opções de hospedagens em hotéis e pousadas, porém nós queríamos acampar. Achar um camping em Salesópolis não foi uma tarefa muito fácil, não conseguimos muitos contatos na cidade, então localizamos um camping um pouco mais distante (com 15km de mais estrada de terra) chamado Sitio Toca da Onça.

Quando chegamos no camping fomos recebidos pelo Eli (com quem conversamos desde o início) e seu sócio Mario, ambos sempre muito simpáticos e atenciosos conosco. Nos mostraram os locais onde poderíamos montar nossas barracas e os espaços compartilhados. Montamos o acampamento rapidamente pois já estava escurecendo em seguida preparamos nossa janta.

Próximo ao nosso acampamento já tinha uma fogueira montada, então após o jantar acendemos (ou tentamos acender, rs) a fogueira, pegamos alguns marshmallows e ficamos sentado em um tronco. O Eli nos contou sobre o início do Projeto Toca da Onça e um pouco de sua história.

O caminho até o camping foi a estrada de terra mais difícil (comparado com as estradas até a nascente do rio e a estrada até o Pinheirinho). Foram 15km com muiiiitos buracos, onde fizemos em aproximadamente 40 minutos.

Dormimos nas barracas, choveu bastante de noite e no domingo tomamos café no camping e já montamos acampamento cedo pois decidimos passar o dia novamente no Parque Municipal Pinheirinho. O dia estava lindo e ótimo para nadar na represa.

Sobre o Camping

A estrutura do camping é bem simples e rústica, para apoio tem uma casa com cozinha (fogão 6 bocas e 2 geladeiras), 1 banheiro, 2 mesas e algumas cadeiras e bancos. Do lado de fora tem um banheiro bem antigo (sem caixa para descarga) que foi feito pelo antigo dono da propriedade.

No camping também é possível comprar alguns itens de mercado com eles, como cerveja ou alguns mantimentos.

Existem dois lagos onde você pode pescar e eles possuem uma piscina para crianças, mas ainda está em construção pois ainda não foi montado o Deck. Sobre a piscina, a cor da água não estava muito atrativa, mas os donos do camping disseram que a água estava limpa e que era assim mesmo devido algum efeito, que eu não lembro qual era. Enfim, a criança que estava conosco preferiu não entrar.

Os sócios estruturando o camping aos poucos, a proposta deles é que não perca o contato com a natureza, então eu acredito que a proposta rustica irá continuar.

Se você gosta de trilha, você terá a possibilidade de realizar a trilha noturna ou fazer uma trilha durante o dia até a cachoeira “onde a onça bebê água” essa trilha é mais distante, em torno de 2h de caminhada. Ambas as trilhas nos foram ofertadas e o pessoal do camping iria nos acompanhar.

Considerações sobre o camping

• Se você tem medo de sapos e insetos procure outro local para ir, pois lá existem muitos, inclusive dentro da casa.
  • A cordialidade do pessoal do camping é muito boa, nos mostraram o sítio, contaram a história, nos receberam de braços abertos e até fizeram um pãozinho de cebola delicioso.
  • Banheiro, eu só utilizei o banheiro de dentro da casa pois o da casinha antiga estava entupido e eu não tive coragem de entrar. O problema é que se trata de um único banheiro com vaso e chuveiro no mesmo espaço, se alguém está tomando banho você não pode utilizar o vaso. Em caso de emergência você terá que usar o mato, rs.
  • O sítio é bem bonito, você realmente se conecta com a natureza.
  • O camping não tem wi-fi e para ter sinal de internet é preciso fazer uma caminha de aproximadamente 5 minutos.
  • Para chegar no camping é preciso baixar o mapa do trajeto, para que consiga acessar offline.

Considerações finais

A cidade de Salesópolis tem passeios incríveis e atividades bem legais, mas a cidade é muito pobre de asfalto, rodamos muito em estrada de terra.

As pessoas são bem simpáticas e educadas. Quando estávamos andando em uma das estradas de terra uma jaqueta que estava presa na aranha, caiu da nossa moto e não vimos. Voltamos para procurar e não achamos, então coloquei um anúncio no grupo de Salesópolis no Facebook e um rapaz entrou em contato comigo falando que achou a jaqueta, que estava guardada e que era só combinarmos para retirar. Nós voltaremos lá na próxima semana para buscar! Muitoo obrigada!!! 😊

Adoramos o final de semana e nos divertimos bastante! Se quiserem mais informações sobre a cidade ou tiver alguma dica, deixe abaixo nos comentários.

Fizemos um vídeo também, com mais alguns detalhes sobre a nossa viagem, esperamos que gostem!

2 comentários em “Salesópolis”

1. Muito legal a experiência de vcs.
    Moro na região e acampo sempre em Salesópolis..só as margens da represa .
    Se quiserem acampar assim em algum ponto.
    E precisarem de companhia
    Só chamar..abracos
    Luiz gonzaga
    Fazer contato facebook

1. Obrigada pelo seu comentário!
      Eu amei passear pela represa, o lugar é lindo! Da próxima vez que formos acampar por lá, te avisamos sim! Adoramos fazer amizades:) e contar com alguém que conhece o lugar será ótimo, rs.