Pular para o conteúdo

Viajando de avião pela primeira vez

Viajar de avião se tornou mais fácil (ainda bem) para muitos destinos ir de avião é muito mais vantajoso e confortável do que uma viagem de carro ou ônibus. Uma viagem de norte a sul do Brasil dependendo do meio de transporte pode durar dias e custar caro, você precisará parar para comer na estrada ou até mesmo reservar algum hotel. Logo, muitas vezes utilizar o transporte aéreo poderá também ser a forma mais econômica e prática.

Mas ainda ficamos com algumas dúvidas em relação aos procedimentos, como comprar, onde embarcar, como despachar bagagem, entre muitas outras. Então fizemos esse post para ajudar quem irá realizar a primeira viagem de avião.

Vista da aeronave

Durante esse artigo utilizaremos alguns termos especificos, se você quiser saber sobre esses termos veja esse artigo Termos comuns do turismo no Aeroporto.

Pesquisando voos

Antes de efetuar a compra, eu costumo realizar uma pesquisa para saber qual é a melhor opção de voo e o melhor custo x benefício. O valor do voo pode variar muito de companhia para companhia, do horário do voo, do tipo de classe, do tipo de assento, se são voos direto ou com conexão, de promoções etc. Para que você encontre o melhor preço é aconselhável uma boa pesquisa e comprar pela internet. Geralmente os preços no aeroporto são mais caros do que pela internet.

Para realizar a pesquisa você deverá saber quais companhias aéreas tem voos para o destino desejado saindo do aeroporto mais próximo de você. Então poderá entrar no site dessas companhias e simular a compra da viagem nas datas que você quer, vá anotando as datas, os horários, nomes das companhias, valores e diferenciais, assim você conseguirá enxergar qual é o melhor voo para você.

Você também poderá entrar no Google na opção Voos e colocar a origem, o destino, se é ida e volta e as datas e logo aparecerá alguns voos de algumas companhias.

Site do Google, opção voos

Comprando a passagem

Após fazer a pesquisa e saber qual a melhor opção de voo. Você deverá seguir os procedimentos de compra do site que você escolheu, seja diretamente com a companhia aérea ou a agência de viagem. Os dados necessários na compra de uma passagem são, nome, número do documento de identificação (se for viagem internacional, deverá colocar o número do passaporte), telefone, e-mail, contato de emergência e os dados do cartão de crédito.

No momento da compra, você já terá opção de marcar o seu assento. Muitas companhias estão cobrando por esse serviço, ou seja, se você quer sentar em algum lugar especifico deverá pagar por isso ou poderá tentar trocar com alguém no momento do embarque, para isso você poderá pedir ajuda para as comissárias de bordo, mas sempre lembrando que elas não são obrigadas a te ajudar. Use da boa educação e paciência.

Ao finalizar você receberá na sua caixa de e-mail a confirmação de compra, onde irão constar os dados do passageiro, os dados do voo e o código da reserva. Atente-se a esse e-mail, caso não receba, entre em contato com a companhia aérea para confirmar a compra.

ATENÇÃO AOS ITENS ABAIXO:

NOME DO PASSAGEIRO é importantíssimo que você coloque o nome corretamente, poucas companhias aéreas corrigem o nome sem que você tenha uma dor de cabeça. Por lei, não é permitido que você mude o passageiro, caso isso seja necessário você deverá cancelar a passagem e comprar outra e ficará sujeito a todas as taxas de cancelamento e o valor da nova tarifa.

HORÁRIO DO VOO tenha atenção nesse item, principalmente se o voo for de madrugada o dia termina às 23:59 a partir das 00:00 já é considerado outro dia.  

BAGAGEM, antes de realizar a compra, analise se a quantidade de bagagem a despachar oferecida pela empresa é a quantidade de bagagem que você precisa. Se você precisar despachar mais bagagem do que eles oferecem, analise se a companhia aérea dá a opção de pagar por mais bagagens ou se deverá pagar por excesso de peso no aeroporto (esse procedimento custa muito mais caro). Saiba também, que por lei você tem direto a levar 10kg de bagagem de mão.

Check-in

O check-in é basicamente a sua confirmação de que irá embarcar. Você poderá realizar essa confirmação aproximadamente de 48h a 1h antes do voo, pela internet, no balcão ou no totem. É importante confirmar coma companhia aérea o período exato e quais as opções de check-in. Todas as formas de check-in é importante que você esteja com seu documento em mãos.

Online

É a opção mais indicada, você consegue fazer da sua casa e o bilhete de embarque chegará no seu e-mail, se você não despachar nenhuma bagagem poderá ir direto para o portão de embarque e nem precisará passar pelo balcão da companhia aérea. Para realizar o check-in online, basta entrar no site da companhia e buscar sua reserva com o código de reserva que você recebeu por e-mail e realizar os procedimentos indicados pela companhia. Depois receberá um e-mail com o bilhete de embarque. Se tiver que despachar mala, basta procurar o balcão da companhia aérea, despachar sua mala e seguir para o portão de embarque.

Totem

A maioria das companhias aéreas possuem alguns totens espalhados pelo aeroporto, onde é possível realizar o check in. Basta colocar o código de reserva e seguir as instruções e o bilhete será impresso na hora pela máquina.

Balcão

Agora se você não se sente confortável com a internet ou com a máquina, você poderá seguir diretamente para o balcão da companhia aérea e realizar o check-in lá mesmo na hora com um atendente. É importante que você chegue com bastante antecedência, pois muitas vezes os balcões possuem grandes filas e se você não chegar com antecedência poderá perder o voo. Caso chegue muito atrasado, converse com um funcionário e veja se é possível adiantar o seu atendimento, não é garantido, mas talvez ele consiga te ajudar.

BAGAGEM

Agora que você já sabe quanto poderá levar de bagagem, é importante ficar atento ao que levar em cada mala.

Na bagagem de mão, você tem direito por lei a levar 10 kg. Mas existem regras do que é permitido entrar com você no avião e as dimensões dessa mala, caso os seus pertences ou a mala não se enquadre no que é exigido pela companhia aérea, você deverá despachar, sujeito a devidas cobranças.

Portanto é importante que você verifique com a companhia aérea quais são as dimensões da mala e verifique na ANAC o que é permitido levar.

Alguns itens proibidos para voos nacionais: Nenhum tipo de arma é permitido, nem as armas de brinquedo ou réplicas, objetos cortantes, algumas ferramentas de trabalho como pé de cabra, furadeiras etc. Substâncias explosivas, incendiárias, inflamáveis, químicas, tóxicas etc.

É recomendável levar em bagagem na bagagem de mão dinheiro, objetos de valor, celulares, câmeras fotográficas, computadores, tablets etc. Porém a bagagem de mão é de sua responsabilidade, se ocorrer qualquer avaria na mala ou sumir algum item a companhia aérea não se responsabilizará.

Sobre líquidos em voos nacionais pode-se levar até 4 frascos de até 300ml cada, de itens de higiene pessoal e perfume.

Para bebidas alcóolicas é permitido levar até 5 garrafas de 1 litro cada, com teor alcoólico máximo de 70% e deverá estar na embalagem original do fabricante comercial regulamentado, caso contrário o item deverá ser dispensado.

Para voos internacionais é importante consultar a ANAC e a companhia aérea pois a regulamentação é diferente.

Na bagagem despachada é importante respeitar o peso determinado pela companhia aérea, caso contrário poderá pagar por excesso de bagagem esse valor varia de companhia para companhia e é mais caro do que comprar com antecedência.

É recomendado analisar as condições da sua mala antes de despachar, pois algumas vezes a mala pode ser danificada durante o trajeto e você deverá reportar a companhia aérea imediatamente após o ocorrido.

Alguém também queria ir viajar

Evite despachar itens que se quebram facilmente, mas caso seja necessário embrulhe o item em plástico bolha ou em algum tecido que diminua o risco de quebrar e avise a atendente do check-in assim ela poderá colocar etiquetas de “Frágil” identificando a bagagem para quem irá manusear, porém mesmo assim não é garantido que o item não se quebre.

Sempre feche sua mala com cadeados (se a viagem for para os Estados Unidos utilize cadeados TSA) e prenda o cadeado no zíper e na mala, assim dificulta a abertura em caso de furto.

Antes de embarcar verifique se a sua mala contém etiquetas de outros voos, se tiver retire todas antes do check-in pois isso pode confundir quem irá manusear sua mala e facilitar a possiblidade de extravio.

Ao despachar a mala o atendente te entregará uma etiqueta que identifica que aquela mala é sua, guarde essa etiqueta com segurança, talvez você não utilize, mas qualquer problema que tiver com a mala essa etiqueta será a sua comprovação.

 Portão e sala de embarque

Ao realizar o check in, você receberá o seu bilhete de embarque e nele constará o número do seu portão de embarque. Você deverá se dirigir a ele passar o seu bilhete na máquina e o portão irá se abrir para você, fique tranquilo esse procedimento é bem fácil e caso tenha alguma dificuldade sempre tem funcionários do aeroporto para te orientar. Após passar pelo portão, pegará uma fila para passar pelo raio-x é neste momento que você e sua bagagem de mão serão fiscalizados para que não entre com nenhum item que seja proibido. Enquanto você passa pelo detector de metais a bagagem passa pelo Raio-x, para facilitar o processo deixe tudo o que é de metal dentro da mala. Se você esquecer algum item de metal com você o detector irá apitar, não se assuste, basta colocar o item na bandeja que estará disponível durante todo o processo.

Após passar pelo procedimento acima você estará na sala de embarque, que é o local onde você ficará até que você possa entrar no avião. Dependendo do aeroporto que você está a sala de embarque poderá ser grande ou pequena. Se a do aeroporto que você estiver for grande, não se assuste, basta verificar no seu bilhete de embarque qual o seu portão de embarque e seguir as placas do aeroporto. Você também poderá consultar o seu voo em algum dos painéis do aeroporto, eles estarão espalhados pela sala de embarque. Na sala de embarque estarão disponíveis diversas lojas, cafés, perfumarias etc. É aconselhável que você, primeiramente, encontre o seu portão de embarque e depois saia para passear pelas lojas e cafés.

Sala de embarque

Fique atento pois não é raro os portões de embarque mudarem de lugar, portanto fique atento aos comunicados que são feitos no aeroporto e os painéis.

Alguns minutos antes do voo inicia-se o chamado para o embarque, a tão esperada entrada no avião.

Fique atento ao chamado dos funcionários da companhia aérea e quando for a sua vez, entre na fila para o embarque. É importante que esteja com o cartão de embarque em mãos e um documento para identificação. Eles irão conferir os seus dados, o seu assento e liberar a sua entrada.

Após esse procedimento, você poderá ir diretamente ou pegar um ônibus até o avião, o mais comum é ir direto para o avião, mas dependendo do tamanho do aeroporto e da quantidade de voos, talvez você precise pegar um ônibus. Mas não se preocupe, se esse for o caso o ônibus já te esperará basta entrar e descer em frente ao avião.

Dentro do Avião

Dependendo da configuração do avião, ao entrar, você se deparará com dois corredores. Nesse momento o comissário de bordo irá te perguntar qual é o seu assento e te direcionará para o corredor apropriado para o seu assento, que estará indicado por uma letra e um número.

Chegando ao seu assento, você deverá colocar sua bagagem de mão compartimento acima do assento. Se você estiver com alguma bolsa pequena poderá deixar debaixo da poltrona a sua frente.

Agora é só esperar que todos embarquem, guardem as bagagens e apertem os cintos. Durante a decolagem e o pouso não é permitido que o assento fique inclinado, que a mesa do assento fique para baixo ou que você levante. Mas durante todo o restante do voo é possível que você fique à vontade.

Voltando da Austrália durante a pandemia

Atente-se ao que é oferecido em relação ao serviço de bordo, muitas companhias aéreas oferecem apenas água, se este for o seu caso dependente da quantidade de horas que ficará no voo, é aconselhável que leve alguns snacks, assim sua viagem ficará mais confortável.

Se estiver sentado na janela, não deixe olhar e ver como a cidade fica tão pequena olhando de lá de cima. Aproveite o seu voo! Qualquer problema que tiver não deixe de comunicar os comissários de bordo, eles estão preparados para ajudá-lo.

DESEMBARQUE

Quando a aeronave estiver próxima ao pouso os procedimentos de desembarque começarão, então fique atento as orientações do comandante e dos comissários e siga essas orientações também quando o pouso já estiver sido realizado. Antes de sair do seu assento verifique se não esqueceu nada, pegue sua mala de mão e siga a orientação dos comissários. Você poderá sair diretamente na sala de desembarque ou poderá pegar o ônibus, depende do aeroporto.

Ao chegar na sala de desembarque verifique nos painéis no aeroporto em qual esteira a sua mala está, as esteiras geralmente são identificadas por números. Fique ao lado da esteira e aguarde até que sua mala apareça, se tiver mais que uma mala espere todas, elas podem não chegar ao mesmo tempo.

Agora que retirou suas malas siga as placas que indicam a saída e aproveite o seu destino!

Com cara de acabados, mas com a felicidade de quem chegou no destino desejado.

2 comentários em “Viajando de avião pela primeira vez”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram