Pular para o conteúdo

Perth to Exmouth

Já estávamos em Perth a bastante tempo e só havíamos ido para algumas praias perto da cidade, aqui existem praias lindíssimas, mas eu queria ir para um lugar mais longe no meu aniversário, como presente hehe… no inicio meu intuito era ir até Esperance que fica ao sul de WA, mas como já estávamos em março a possibilidade de estar frio e chovendo eram bem altas, então resolvemos ir para Exmouth que fica ao norte de WA, são exatamente 1249km e 13h, se formos direto, mas o que eu mais queria era ir parando nos lugares para conhecer o máximo que eu pudesse da terra dos cangurus.

Nossa primeira dúvida era se alugaríamos um carro ou uma caravan, estávamos bem inclinados a caravana mas devido ao valor (era um pouquinho mais caro) optamos pelo carro, outro fator importante é que eu queria muitoooo acampar 😊 além do que já havíamos comprado itens para camping, então juntamos o útil ao agradável.

Alugamos um carro (SUV) no site Rent Cars e pagamos $ 307.00 já com o seguro, a Caravan ficaria em torno de $ 600.00 com o seguro (um modelo bem simples). O seguro é algo bem importante na hora de alugar um carro, nunca sabemos o que poderá acontecer, principalmente porque em certo países a quantidade de carros caros é absurda, logo se você bater em alguém talvez tenha que deixar um rim. Aqui em WA antes de você alugar, precisar verificar se o local onde você está alugando permite que você viaje para tão longe com o carro, não é só questão de quilometragem ilimitada, mas sim, de dirigir em locais talvez não tão acessíveis. No nosso caso só poderíamos ir até Exmouth, após isso o nosso seguro já não cobriria.

Saímos de Perth em torno das 11h da manhã, a ideia era sair mais cedo, mas nos atrasamos. É a vida.

Nosso roteiro era Perth / Monkey Mia / Exmouth / Coral Bay / Perth a ideia era irmos de Perth direto para Monkey Mia, mas como atrasamos a saída acabamos não chegando a tempo, antes de anoitecer, é importantíssimo prestar atenção no tempo que gastará para chegar de uma cidade a outra, pois é perigosíssimo dirigir de noite, ao longo da estrada você vê diversos corpos de Canguru, eles saem de noite atravessam a rodovia como se não tivesse amanhã e para muitos o amanhã não chega. No final acabamos mudando o roteiro para Perth / Coral Bay (com um desvio para dormir) / Exmouth / Monkey Mia / Perth.

Nossa primeira parada foi em um posto de gasolina, depois de rodarmos em torno de 200km, gostaríamos de saber quanto o carro fazia, o primeiro posto estava caríssimo ($ 1.59) mas a nossa curiosidade pagou o preço, mas mais para frente em Jurien Bay é melhor para abastecer ($1.26) e lá você também consegue achar supermercados, post office, subway e etc (nós não abastecemos novamente).

Rodamos muito tempo sem ver posto de gasolina, mas depois achamos em Dongara e abastecemos por lá. Aproveitamos e paramos para comer, nos postos e no meio da estrada tem mesas ao redor, para caso você queira fazer alguma coisa para comer, usar o fogão ou qualquer outra coisa. Nós paramos na estrada mesmo, em um lugar que tinha vista para o mar, foi bem legal, nós levamos salada e alguns petiscos então foi o que comemos para não termos que usar o fogão.

Seguimos em frente passamos por Geraldton, muitas pessoas fazem parada lá pois é uma cidade bem estruturada (mini Perth) tem todas as redes de supermercados e todas as redes de fast food. Percebemos que não conseguiríamos chegar em Monkey Mia antes de escurecer então resolvemos fazer um desvio (grande desvio) até Kalbarri, para dormimos lá. Todos os campings já estavam fechados, mas achamos um que deixava acampar e pagar no dia seguinte, foi o que fizemos ($42.00) o camping era muito bem estruturado, tinha banheiros limpos, cozinha, piscina e etc. Nossa primeira noite, foi ótima montamos a barraca, jantamos e bebemos uma cerveja para relaxar.

Dicas de camping: deixar a cerveja gelando no gelo, para quando chegarem no camping já estarem prontas, levar bomba elétrica do colchão inflável pois facilita muiitooo para encher o colchão.

Acordamos muito cedo, desmontamos acampamento e fomos para a estrada. Como saímos bem cedinho ainda apareciam alguns cangurus atravessando a rua ou na beira da estrada, então tivemos que dirigir bem devagar. Na estrada de Kalbarri havia também muita neblina o que nos forçou a ir mais devagar ainda.

Mudamos nosso plano e resolvemos ir direto para Coral Bay e passar me Monkey Mia apenas na volta. Então seguimos direto para Coral Bay, chegamos lá em torno das 14h fomos direto para a praia, ficamos lá até quase 18h depois fomos para o camping compramos gelo lá ($7.00) e abastecemos, o posto de gasolina é self servisse ($ 1.74). Montamos acampamento o camping é $ 46.00 por noite, com a mesma estrutura do outro.

Dicas para Coral Bay: Levem snorkel e pé de pato, pois é maravilhoso ficar a tarde toda fazendo snorkeling e é seguro, os grandes tubarões não chegam lá só os pequenos.

Passamos 1 dia em Coral Bay, se nós não tivéssemos encurtado a viagem poderíamos ter ficado mais, mas infelizmente não tivemos o tempo necessário. Eu indicaria ficar pelo menos uns 2 dias, assim consegue relaxar bem.

Após Coral Bay seguimos para Exmouth, fica aproximadamente a 1h de Coral Bay. Chegamos e já fomos procurar algum camping, ficamos no RAC camping bem no centro pagamos $ 48.00 para nós dois. Logo fomos para a primeira praia (Bundegi Sanctuary Zone), estava muito calor e não tinha ninguém na praia o que nos fez ficar com medo de entrar na água, será que tem tubarão? Então fomos para a segunda praia (Murat Sanctuary Zone), bem próximo da primeira, lá tinham algumas almas no mar e na praia, ufaa essa talvez fosse mais segura. Passamos a tarde ali e depois fomos ao Ligthhouse Bay, lugar perfeito para ver o por do sol com uma vista incrivelmente linda.

No dia seguinte seguimos para o outro lado da costa, fomos até o final da estrada, na praia mais distante. Para isso, tivemos que entrar no Cape Range National Park ($ 15.00) seguimos voltando e parando nas praias ao longo do trajeto, cada uma mais bonita do que a outra. Uma super indicada para passar a tarde e talvez fazer snorkelling é Turquoise Bay, nós não fizemos pois ainda somos iniciantes, então ficamos com um pouco de medo. Mas para quem tem experiencia é um ótimo lugar.

Dependendo da data e horário você consegue ver as tartarugas voltando ou saindo do mar em Turtle Bay. Existem praias lá que você consegue ver tubarões bem de perto, arraias e vários animais marinhos. Você pode contratar o passeio para nadar com o Whale Shark, não fizemos isso, mas para quem gosta desse tipo de aventura é uma boa. Exmouth é abençoado pela quantidade de vida animal ao longo da costa e do parque nacional. Lugar lindíssimo e super indicado para passar alguns dias, recomendo em torno de 4 dias para conhecer tranquilamente as praias e se tiver 4×4 é interessante ficar mais um pouco para conhecer as falésias e riachos no parque. Lógico, tudo depende do seu perfil de viajante, do que você gosta de fazer e conhecer. Mas uma coisa eu tenho certeza de que Ningaloo Coast (toda a região desde Coral Bay até Exmouth) é fantástico!

Após aproveitarmos esse paraíso, seguimos para Monkey Mia. Chegamos de noite e por sorte conseguimos achar um camping na cidade Daham, a orla da cidade é uma gracinha, nos lembrou muito o Brasil. No dia seguinte conhecemos Eagle Buff, lugar que transmite paz e uma vista maravilhosa, mas como em muitos lugares na Austrália lá é cheio de moscas. Essa região em especial tem mais moscas do que outros lugares (Exmouth por exemplo) nós não conseguimos ficar lá sem Flynet, um investimento que vale a pena.

Fomos em Little lagon local bonito, mas não ficamos com vontade de entrar na água, além de ter muitas moscas a água estava parada demais. Conhecemos Shell Beach, para linda bem distante do mar, ao invés de areia são várias conchas quebradas… tudo branquinho.

Rodamos bastante pela região, mas o lugar que mais gostamos de fato foi em Monkey Mia, a água do mar é bem quentinha e tranquila, ótima para passar a tarde. Mas a atração principal foi sem dúvida a experiência com os golfinhos ($15.00 por pessoa), eles são lindos e super fofos. Obviamente não podemos encostar neles e todas as ações que eles tomam é com todo o cuidado para que eles não sejam prejudicados no habitat deles.

Golfinhos em Monkey Mia

É possível ficar hospedado no resort em Monkey Mia, nós não ficamos, mas acho que é uma boa opção, se estiver dentro de suas possibilidades financeiras.
Na volta para casa fizemos outro desvio, passamos em Gregory para ver o Pink Lake, adorei, nunca tinha visto nada igual.

Pink Lake – Gregory

Voltamos para casa com o gostinho de quero mais eu já estava fazendo os planos para a próxima, espero ser em breve!
No total gastamos aproximadamente $ 1000.00, com toda economia possível, entre locação de carro, supermercado, combustível, internet, campings e outras coisas.

DICAS

Contrate plano de celular da Telstra, ele funcionou em 95% do caminho, enquanto Optus só funcionava quando chegávamos nas cidades.
Baixe o mapa do local no google maps, assim você conseguirá acessar mesmo se ficar sem internet.
Todos os campings que ficamos tinha cozinha, banheiro, água quente, piscina (só um dos campings não tinha).
Reserve o camping com antecedência, verifique o horário de abertura e de fechamento da recepção. A maioria abria ás 08h e terminava ás 18h.
Compre Flynet (rede de proteção contra as moscas), na Austrália tem muitas moscas.
Se tiver possibilidade, teve uma bomba para encher o colchão elétrica, assim facilita muito para encher o colchão inflável.
Não fique muito tempo sem abastecer, as vezes pode demorar para encontrar um posto, principalmente no caminho de Monkey Mia até Exmouth.
Evite dirigir após 19h e antes das 6h da manhã.
Todos os lugares que fomos aceitava cartão de débito.

E você já foi para Exmouth? O que mais gostou do lugar? Deixe nos comentários.

Ah abaixo deixamos os vídeos que fizemos desses lugares maravilhosos, esperamos que gostem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram