Pular para o conteúdo

Planejando uma viagem

Sempre que tenho uns dias de folga, um feriado prolongado ou férias já penso “para onde vou?”. Fico na dúvida de qual é o melhor lugar para ir naquela época, com a quantidade de dias que tenho e com o meu orçamento (que geralmente é pequeno, rs). Para responder essa pergunta eu começo respondendo às perguntas abaixo

Quais lugares eu quero conhecer?

Essa etapa do processo é a que eu mais gosto, pois viajo antes mesmo de viajar. Faço uma lista com todos os locais que quero conhecer, aqui o céu é o limite. Penso em todos os cantinhos que quero tirar fotos, cidades que quero visitar, culinária que quero provar e muito mais. Eu montei essa lista a muito tempo atrás e vou atualizando-a conforme vou querendo conhecer mais lugares, vou eliminando os lugares que já conheci e vou colocando observações em lugares que eu já fui, mas que quero voltar. Faça esse exercício, é delicioso e a sua vontade de viajar só vai aumentar.

Que tipo de viagem quero fazer?

Saber o tipo de viagem que quer fazer é importante, pois se você não está no clima de praia, por que não eliminar Jericoacoara da sua lista? Por mais que esteja na moda ou em promoção, fazer uma viagem sem estar no clima é uma perda de dinheiro e não faz bem nem para você e nem para o lugar onde você vai, pois sua percepção talvez não seja tão boa e você poderá fazer más avaliações de determinado lugar. Então responda para si mesmo, que tipo de lugar você quer ir à sua próxima viagem?

Quanto dias eu tenho para aproveitar?

Saber quantos dias você terá para aproveitar também já te ajudará a eliminar alguns outros locais. Você terá um mês de férias ou somente um feriado prolongado? Se tiver férias de 30 por que não ir para um local mais distante ou um local de difícil acesso que você tem vontade conhecer? Você pode usar esse período para viajar para outra região, se você mora no Sul, talvez essa seja uma oportunidade para conhecer o nordeste, ou se você mora no Norte já pensou em viajar para o sudeste? Você pode conciliar mais de um estado para conhecer. Ou até mesmo fazer uma viagem internacional, que tal ir para o Japão? Ou fazer um mochilão pela Ásia, Europa ou América do Sul.

Mas se você tem uma emenda de feriado talvez essa seja a oportunidade de você conhecer aquele local perto da sua cidade e que você sabe que é bonito e sempre teve vontade de conhecer, mas nunca foi. Ou talvez você possa ir para algum lugar um pouco mais longe, mas que tenha aeroporto próximo dos pontos que você quer visitar, assim você não perderá tempo com a locomoção.

Em que época do ano eu vou?

As vezes vemos uma promoção de passagem de avião ou algum pacote de viagem imperdível que nem pensamos duas vezes e compramos direto, mas não levamos em consideração o que queremos ver no destino. Meu sonho era ver o monte Fuji, vi uma promoção para o Japão que coincidia com as minhas férias e comprei o pacote na emoção. Quando fui começar meu planejamento percebi que poderia conhecer muitos lugares incríveis no Japão, porém dificilmente conseguiria ver o monte Fuji da forma que eu gostaria, pois eu iria no verão e nessa época a visualização é difícil e de fato não consegui ver. A viagem foi maravilhosa, pois o país é incrível, mas terei que voltar lá para ver o monte, rs. Depois dessa experiência, sempre que escolho um lugar analiso o que eu quero conhecer lá e em qual época do ano será melhor.

Orçamento

Esse item muitas vezes é o decisório, pois dependendo dele talvez você nem saia de casa. Mas se o seu sonho é conhecer esse mundão, sugiro que comece a pensar nesse item desde já e faça um reserva para suas viagens.

Nas etapas anteriores você já conseguiu eliminar muitos lugares da sua lista de sonhos, agora você deverá levar em consideração o orçamento que você tem. Com um orçamento um pouco mais apertado, você pode pensar em algo mais econômico como talvez um camping ou algum local em que a moeda não seja tão diferente da sua. Poderá considerar lugares em que é possível se locomover através de transporte público ou bicicleta, talvez buscar um local em que as principais atividades sejam de graça ou com um preço mais em conta.

Mas se você tem um orçamento mais folgado, porque não buscar um destino que seja conhecido por seus resorts ou que a moeda seja mais valorizada que a sua. Ou talvez aquele local que a passagem aérea dificilmente entre na promoção.

Ufa, depois de responder todas essas perguntas muito provavelmente eu já defini qual será meu próximo destino. Mas o processo de planejamento de viagem ainda não acabou não, fique de olho que logo postaremos mais dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram